Se uma(o) médica(o) pede exames sem ouvir a(o) paciente, será difícil fechar um diagnóstico. Mesmo em posse dos dados, serão os relatos da experiência humana que trarão a profundidade da dor e os melhores caminhos da solução.
Da mesma forma, entender a essência de uma organização vai além de analisar gráficos e relatórios financeiros. É vital mergulhar nas histórias, nos valores e nas dinâmicas que definem a cultura da empresa.
Não diferente deve ser o entendimento da Educação Corporativa. A elaboração dos programas deve desverticalizar as relações de poder e apostar na construção coletiva.
É PRECISO COCRIAR PARA QUE OS FRUTOS DA EDUCAÇÃO CORPORATIVA SEJAM COLETIVOS!
Em um contexto de busca por resultados significativos e duradouros para as metas das corporações, e para o engajamento entre lideranças e demais profissionais; a aprendizagem responsiva, por meio da cocriação, emerge como um elemento fundamental.
Na atuação da Juntxs, todo plano estratégico para o desenvolvimento do time é personalizado a partir da colaboração entre RH, as pessoas que passarão pelo treinamento e a nossa equipe. Com nossa bagagem técnica e prática trazemos as possibilidades, as ferramentas de aprendizagem, mas a tomada de decisões dos caminhos a serem trilhados é coletiva.
Deste modo, as ações são centradas na cocriação, para impulsionar a criatividade e o engajamento nos programas de treinamento, proporcionando benefícios tangíveis tanto para a liderança, quanto para as equipes
Mas por que cocriar?
A cocriação não é apenas um detalhe, mas sim uma estratégia que permeia nossa abordagem educacional. Reconhecemos a importância de entender não apenas as necessidades do RH, mas também as expectativas e desafios dos(as) aprendizes.
Com fundamento em nossas bases teóricas e pelas inúmeras experiências que já tivemos em empresas como Grupo Votorantim, RaiaDrogasil, C&A, O Boticário, Magalu, Senac, Syngenta, Nestlé, Invisalign, entre tantas outras, compreendemos ser central a participação ativa da pessoa adulta no aprendizado.
“Os adultos possuem um autoconceito de ser responsáveis pelas próprias decisões, pelas próprias vidas. Uma vez que eles tenham chegado a esse autoconceito, desenvolvem uma profunda necessidade psicológica de serem vistos e tratados pelos outros como capazes de se autodirigir. Eles se ressentem e resistem a situações nas quais percebem que os outros estão impondo suas vontades sobre eles.”
Fonte: Malcom S. Knowles, Elwood F. Holton III e Richard A. Swanson. Tradução de Sabine AlexandraHoller. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
Assim, em programas de aprendizagem para a pessoa adulta, a cocriação é também uma tática para driblar um possível desinteresse ou rigidez condicionada pelas experiências anteriores.
O processo para desbloquear potenciais na cocriação!
Na Juntxs, para mobilizar os resultados desta cocriação, oferecemos uma variedade de soluções centradas na crença da capacidade que o ser humano tem de se transformar.
Atuamos ao lado de organizações que querem dar passos conscientes e consistentes rumo a uma forma mais humana e realizadora de cumprir com seus objetivos de negócio.
Nosso foco é voltado para a formação de um sujeito responsivo, com consciência dos próprios recursos e ações para ampliar suas competências.
Assim, é na expansão e na credibilidade da capacidade plural de todas e todos envolvidos no processo, que a cocriação se estabelece. Mais do que um meio para o alcance dos objetivos, a cocriação se impõe como um posicionamento. Junte-se a esta revolução!