Cocriação: A Chave para resultados positivos na Educação Corporativa

Se uma(o) médica(o) pede exames sem ouvir a(o) paciente, será difícil fechar um diagnóstico. Mesmo em posse dos dados, serão os relatos da experiência humana que trarão a profundidade da dor e os melhores caminhos da solução.

Da mesma forma, entender a essência de uma organização vai além de analisar gráficos e relatórios financeiros. É vital mergulhar nas histórias, nos valores e nas dinâmicas que definem a cultura da empresa.

Não diferente deve ser o entendimento da Educação Corporativa. A elaboração dos programas deve desverticalizar as relações de poder e apostar na construção coletiva.

É PRECISO COCRIAR PARA QUE OS FRUTOS DA EDUCAÇÃO CORPORATIVA SEJAM COLETIVOS!

Em um contexto de busca por resultados significativos e duradouros para as metas das corporações, e para o engajamento entre lideranças e demais profissionais; a aprendizagem responsiva, por meio da cocriação, emerge como um elemento fundamental.

Na atuação da Juntxs, todo plano estratégico para o desenvolvimento do time é personalizado a partir da colaboração entre RH, as pessoas que passarão pelo treinamento e a nossa equipe. Com nossa bagagem técnica e prática trazemos as possibilidades, as ferramentas de aprendizagem, mas a tomada de decisões dos caminhos a serem trilhados é coletiva.

Deste modo, as ações são centradas na cocriação, para impulsionar a criatividade e o engajamento nos programas de treinamento, proporcionando benefícios tangíveis tanto para a liderança, quanto para as equipes

Mas por que cocriar?

A cocriação não é apenas um detalhe, mas sim uma estratégia que permeia nossa abordagem educacional. Reconhecemos a importância de entender não apenas as necessidades do RH, mas também as expectativas e desafios dos(as) aprendizes.

Com fundamento em nossas bases teóricas e pelas inúmeras experiências que já tivemos em empresas como Grupo Votorantim, RaiaDrogasil, C&A, O Boticário, Magalu, Senac, Syngenta, Nestlé, Invisalign, entre tantas outras, compreendemos ser central a participação ativa da pessoa adulta no aprendizado.

“Os adultos possuem um autoconceito de ser responsáveis pelas próprias decisões, pelas próprias vidas. Uma vez que eles tenham chegado a esse autoconceito, desenvolvem uma profunda necessidade psicológica de serem vistos e tratados pelos outros como capazes de se autodirigir. Eles se ressentem e resistem a situações nas quais percebem que os outros estão impondo suas vontades sobre eles.”

Fonte: Malcom S. Knowles, Elwood F. Holton III e Richard A. Swanson. Tradução de Sabine AlexandraHoller. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

Assim, em programas de aprendizagem para a pessoa adulta, a cocriação é também uma tática para driblar um possível desinteresse ou rigidez condicionada pelas experiências anteriores.

O processo para desbloquear potenciais na cocriação!

Na Juntxs, para mobilizar os resultados desta cocriação, oferecemos uma variedade de soluções centradas na crença da capacidade que o ser humano tem de se transformar.

Atuamos ao lado de organizações que querem dar passos conscientes e consistentes rumo a uma forma mais humana e realizadora de cumprir com seus objetivos de negócio.

Nosso foco é voltado para a formação de um sujeito responsivo, com consciência dos próprios recursos e ações para ampliar suas competências.

Assim, é na expansão e na credibilidade da capacidade plural de todas e todos envolvidos no processo, que a cocriação se estabelece. Mais do que um meio para o alcance dos objetivos, a cocriação se impõe como um posicionamento. Junte-se a esta revolução!

Artigos relacionados